Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Carf cria formulário on-line para evitar e-mails direto a conselheiros

    Publicado por Anderson Nascimento
    há 8 anos

    Por Felipe Luchete

    O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) começou a divulgar uma forma oficial para interessados em encaminhar memoriais a seus integrantes. A partir de agora, a regra é enviar o documento por meio de um formulário eletrônico, que será arquivado no mesmo dia em uma pasta de acesso exclusivo dos conselheiros da turma. Assim, todos os membros do colegiado receberão o mesmo material.

    Em seu site, o Carf declara que o envio de memoriais “diretamente para o e-mail particular/corporativo dos Conselheiros não é o meio oficial nem adequado de encaminhamento de referidos documentos”. Pedidos de sustentação oral e para retirar processos de pauta devem seguir procedimentos semelhantes.

    Trata-se de mais uma tentativa de padronizar o relacionamento entre partes e conselheiros depois que a operação zelotes apontou indícios de vendas de decisões, no ano passado. Como relatou a revista eletrônica Consultor Jurídico, em julho, há conselheiros que agora só aceitam conversar com advogados em conversas gravadas em vídeo, enquanto na Câmara Superior uma corda azul passou a restringir o acesso aos integrantes.

    Na época, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal chegou a encaminhar ofício ao conselho pedindo para a classe ser melhor recebida. O presidente da Comissão de Prerrogativas, Cléber Lopes de Oliveira, disse na ocasião que advogados eram tratados como “leprosos”.

    Questionado nesta quarta-feira (19/10) pela ConJur, Oliveira afirmou que as reclamações contra o conselho pararam nos últimos meses. Ele considera “saudável” o novo canal para envio de memoriais. “É uma forma de garantir a comunicação institucional e proteger os dois lados do balcão”, avalia.

    Braços cruzadosAs turmas da 2ª Seção do Carf, com pauta nesta semana, atrasaram julgamentos porque representantes do Fisco aderiram a paralisação de auditores fiscais em todo o país, marcada para até esta quinta-feira (20/10).

    O Ministério da Fazenda diz que a Câmara Superior funciona normalmente, mas não informa como estão as atividades nos colegiados nem tem orientação para advogados com processos pautados.

    Fonte: Consultor Jurídico

    Associação Paulista de Estudos Tributários, 20/10/2016

    • Publicações5
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carf-cria-formulario-on-line-para-evitar-e-mails-direto-a-conselheiros/397351071

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)